O paralelo entre os seriados de TV e o cinema é muito curto. Aquele que acompanha assiduamente as produções cinematográficas, certamente, já reservou horas e horas para assistir a determinados seriados, nem que tenha sido uma única série ou temporadas de algumas. O fato é que as séries televisivas embalam as horas vagas do cinéfilo, sobretudo de hoje em dia.
Digo hoje em dia, pois esse gênero de entretenimento vem ganhando cada vez mais espaço. As séries hoje estão melhores produzidas, mais organizadas e até atores que dedicavam suas carreiras ao cinema, estão se voltado para as produções de televisão – também acontece o movimento contrário: muitos usam as séries para promover seu talento (ou falta). É inegável também que o advento da popularização da internet vem ajudado muito esse tipo de mídia a propagar-se rapidamente. Hoje é muito fácil assistir qualquer que seja o episódio.
Por esses e outros motivos falarei de alguns seriados que vem embalando o público tanto cinematográfico, quanto o público nerd e outros curiosos mais. Lembrando que os seriados estão aos montes espalhados pelo mundo, não caberia aqui listar todos, mas farei com aqueles de minha preferência e os mais conhecidos.
ATENÇÃO: Revelamos alguns detalhes das temporadas que já passaram nos EUA de Lost, Arquivo X e Prison Break.
O que tem naquela ilha!?
Quem não conhece Lost? Talvez a pessoa possa não ter assistido, mas com certeza já deve ter ouvido falar em alguma rodinha de amizades. O seriado, que já está nos finalmentes da terceira temporada nos Estados Unidos, é o símbolo-mor da reerguida dos seriados de TV. Lógico que muitas séries antes de Lost fizeram tremendo sucesso, mas essa franquia reinventou a maneira de se tratar um seriado.
Lost é um drama de sobreviventes (ou não) do vôo 815 que, após desviar de sua rota e entrar em pane, caiu depois de partir-se em duas partes em uma bizarra ilha, onde o mais improvável é facílimo de acontecer. O primeiro episódio da série é eletrizante, fazendo qualquer um se prender à trama, mas aos poucos ela vai se desenrolando - e se enrolando, isso é fato – e novidades vão aparecendo ou deixadas no ar.
Deve-se muito o sucesso de Lost a uma produção magnífica, mas o que embala mesmo são os mistérios que o roteiro propõe e dificilmente fecha, pelo contrário, só abre cada vez mais brechas para o espectador utilizar sua imaginação, que nem sempre é consumada quando o mistério é resolvido, quando é resolvido, no caso.
Os personagens são extremamente bem aprofundados por conta dos gloriosos flahsbacks que vemos em todos os episódios e cada um episódio tem um flashback sobre determinado personagem. Esse é um elemento importantíssimo, pois nos leva a entrar cada vez mais no mundo de Lost, criar favoritos e não conseguir mais largar a série, por mais que não concordemos com algumas coisas.
Quando Lost apareceu, havia uma defasagem dos seriados, mas o sucesso fez os fãs desse gênero de entretenimento reviver famosas séries menos contemporâneas e procurar mais franquias para acompanhar. Não é a toa que todas as emissoras hoje brigam para comprar determinadas temporadas de determinadas séries.
Compre agora:
Lost: 1ª Temporada Completa- 7 DVDs
Lost: 2ª Temporada Completa- 7 DVDs
A verdade está lá fora!
Essa verdade demorou muito para ser revelada e esse foi o ponto forte de um dos maiores sucessos da TV nos anos 90. Falo de Arquivo-X. É uma dessas séries não tão contemporânea que os espectadores pós-Lost com certeza devem ter ido buscar assistir.
A receita é muito parecida, mas o argumento da série é baseado em casos alienígenas. Nela, o agente do FBI Fox Mulder e a gloriosa Scully investigam casos que tenham a ver com paranormalidade ou aliens; são os chamados: arquivos-x (x-files no inglês). Na verdade, não são bem os dois quem investiga. Scully mais supervisiona as maluquices desenfreadas de Mulder.
O contrates de personalidades entre os dois personagens é um dos pontos fortes do seriado. Enquanto Mulder acredita nesses fenômenos e na vida além da Terra, Scully é mais cética ou simplesmente não quer acreditar. Ela sempre procura uma razão lógica para as coisas, enquanto Mulder uma razão mais, digamos bem acabadas.
O seriado se arrastou por nove temporadas. Nem todas, entretanto, mantiveram um nível bom. O nível caiu bastante quando os fãs não agüentavam mais o fato dos mistérios da série não serem explicados e também quando Fox Mulder saiu por um tempo da série. Para se ter idéia, a parte intrigante do mistério todo foi respondida nas coxas, sendo preciso até um filme para tal fim. Era uma série que não precisava ter se estendido tanto, mas nem por isso perde a fama de ter sido um dos “hits” dos anos noventa do gênero.
Compre agora:
Box Arquivo X - 1ª Temporada- 7 DVDs
Box Arquivo X - 2ª Temporada- 7 DVDs
Box Arquivo X - 3ª Temporada- 7 DVDs
Box Arquivo X - 5ª Temporada- 6 DVDs
Box Arquivo X - 6ª Temporada- 6 DVDs
Box Arquivo X - 7ª Temporada- 6 DVDs
Box Arquivo X - 8ª Temporada- 6 DVDs
É fácil fugir de uma penitenciária?
Para Michael Scofield é facílimo. Até porque, tão quanto seu personagem principal, a série Prison Break talvez seja a mais inteligente dessa nova geração. Talvez não! Sem dúvidas é a mais inteligente até agora com suas duas temporadas.
A primeira temporada da série se passa numa prisão. Somos levados a esse ambiente por conta do plano de Scolfield que, a fim de salvar seu irmão, Lincoln Burrows, da cadeira elétrica, força uma prisão e, lá dentro, utiliza todos os métodos almejando uma fuga. O problema é que as coisas vão ficando um pouco complicadas (não há complicações grandes para Scolfield) e ele acaba colocando um bom número de pessoas nessa empreitada. Que pessoas? Os próprios presidiários.
O interessante da série, sobretudo nessa temporada, é que tudo, até o que parece estar totalmente fora de nexo, está planejado por Michael. Desde o mínimo parafuso a ser usado, à maneira de como ultrapassar as paredes da penitenciaria.
A segunda temporada já se emenda com a primeira quando cada um dos fugitivos, depois de terem ultrapassado os limites da prisão, terão de rumar a vida cada um por si. Porém, algumas coisas saem de controle e mais uma vez a inteligência de Michael juntamente com o ímpeto do seu irmão Lincoln levam-nos a momentos interessantíssimos que só são proporcionados por essa gloriosa série.
Sem dúvidas vale a pena ser conferida, sobretudo a primeira temporada onde cada trama é importante e, diga-se de passagem, culmina com um fechamento de tirar o fôlego. É de arregalar os olhos, prender a respiração e dizer um enorme, porém carismático, palavrão de desabafo ao final do último minuto do episódio final. Imperdível!
É isso. Na primeira parte desse especial sobre séries falei sobre Lost, Arquivo-X e Prison Break. Espere a próxima parte. Ótimos títulos que nenhum de vocês podem ficar sem assistir também serão comentados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário