O filme "Chacun son Cinema", que no português diria "Cada um com seu Cinema ", foi exibido no domingo, dia 20, no Festival de Cannes. A produção contou com a participação de 35 grandes diretores e presta uma homenagem aos 60 anos do Festival.
O brasileiro Walter Salles, diretor de "Central do Brasil", juntou-se com os demais 34 para completar a lista, ao lado do mexicano Alejandro González Iñarritu ("Babel"), do chileno-francês Raúl Ruiz ("Trois Couronnes de Matelot"), Roman Polanski ("O Pianista"), Jane Campion ("O Piano"), os irmãos Coen (ambos de "O Amor Custa Caro"), Manoel de Oliveira ("Um Filme Falado"), Theo Angelopoulos (" Mia aioniotita kai mia mera"), Ken Loach ("Pão e Rosas"), Nanni Moretti ("Il Caimano"), Claude Lelouch ("11 de Setembro"), Lars von Trier ("Dogville"), Andrei Konchalovsky (" Tango & Cash - Os Vingadores"), Wim Wenders ("Estrela Solitária"), Olivier Assayas ("Paris, je t'aime"), os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne (ambos de "Elefante") e outros. Cada diretor teve 3 minutos para fazer um pequeno filme sobre o cinema.
Vindos de 25 países dos cinco continentes, os diretores foram convidados por Gilles Jacob, presidente do Festival de Cannes, que idealizou e co-produziu o filme. Segundo ele, a intenção era "reunir um grupo de criadores universalmente reconhecidos, representantes, ao mesmo tempo, de seu país e de uma concepção orgulhosa do cinema".
A metalinguagem foi bastante abusada no processo criativo, o que nos faz lembrar do clássico "Cinema Paradiso", e certamente, o filme provocou uma imensa reflexão por parte dos diretores e do público acerca do futuro e da imagem do cinema.
Pode-se imaginar a diversidade de curtas que foram produzidos. Alguns levaram a platéia ao choro , outros, às risadas. Há quem fale de política e quem fale de amor. Enfim, cada filme traz a visão inspiradora de cada diretor posicionando-se em relação ao cinema.
Na foto abaixo, veja, respectivamente, Walter Salles, o mexicano Alejando González Iñarritu e o presidente do festival, Gilles Jacob:
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário