sábado, 7 de julho de 2007

Presidente do Irã veta cinebiografia por Oliver Stone

O Presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad rejeitou uma proposta do diretor Oliver Stone (“JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar”) para fazer sua cinebiografia. O motivo foi que o cineasta é parte do “Grande Satã”, conforme reportou uma agência de notícia local.

“Eu enviei uma resposta negativa de Ahmadinejad para Oliver Stone. É correto que esta pessoa faça parte da oposição nos Estados Unidos, mas mesmo a oposição é parte do Grande Satã”, declarou o assessor de imprensa do líder iraniano Mehdi Kalhor, para a agência de notícias iraniana Fars. Segundo o mesmo veículo, Khalor afirmou que a indústria cinematográfica americana carece de cultura e arte.

O termo “Grande Satã” é uma herança do falecido líder supremo do Irã, o Aiatolá Khomeni, que assim nomeou a superpotência americana após a Revolução Islâmica que derrubou o regime apoiado pelos EUA.

O porta-voz de Oliver Stone disse que o cineasta ainda não havia sido formalmente notificado que sua proposta de fazer um documentário sobre o político havia sido recusada. Porém, em uma nota divulgada no último dia 2, Stone desejou tudo de bom ao povo iraniano.

“Já fui chamado de várias coisas, mas nunca de ‘Grande Satã’”, declarou o bem-humorado Stone. Ainda aproveitando para dar uma alfinetada em George W. Bush, ele completou com a seguinte pérola “Desejo tudo de bom ao povo iraniano e somente espero que a experiência deles com um presidente inepto e bitolado seja melhor que a nossa.”

Nenhum comentário: