sexta-feira, 20 de julho de 2007

Especial: Jude Law

Com atuais 32 anos, Jude Law, não traz em sua bagagem muitos filmes. O sucesso veio “recentemente”, apenas por volta de 1997. Seu primeiro filme de grande impacto foi “Gattaca – Experiência Genética”. A partir de então, mais e mais convites chegaram até ele. Em 2004, por exemplo, são contados seis filmes em que Jude está presente.

Natural de Londres, nascido em 29 de dezembro de 1972, David Jude Law é vegetariano, mede 1,80 e já foi considerado uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo pela revista estadunidense “People”. Possui três filhos com Sadie Frost, sendo um deles adotado.

Seu nome é inspirado em uma música dos Beatles: “Hey, Jude”. Aos 12 anos, entrou para uma escola de teatro onde conheceu Ewan McGregor. Cinco anos depois, deixa os estudos e parte para estrear em uma série de TV chamada “Families”. Aos 20 anos, Jude estréia no teatro com a peça “Indiscretions”, em que recebeu prêmios pela atuação. Isso foi o início de uma longa jornada, pois com a peça, recebeu propostas para ir à Broadway.

Em 1994, surge o seu primeiro filme: “Shopping – Alvo do Crime”, onde conhece Sadie Frost, sua futura esposa (até meados de julho de 2003). Mas seu grande êxito veio com “Gattaca – Experiência Genética”, atuando ao lado de Uma Thurman e Ethan Hawke. Surgiram então, os grandes convites. Clint Eastwood, diretor, convidou-o a participar de “Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal” para que interpretasse um personagem homossexual. Jude ainda participou de “O Talentoso Ripley”, filme em que recebeu vários elogios por sua atuação.

Mesmo antes dos grandes sucessos cinematográficos, Jude Law destacou-se em várias produções. Participou, em 1993, de uma produção para a TV chamada “The Marshal”. Em 1996, atuou em “Bem-me-quer, Mal-me-quer”, uma comédia romântica em que Jude atua ao lado de Claire Danes. Em 1997, participa de “Wilde”, onde interpreta seu primeiro personagem homossexual. O filme é sobre a vida de Oscar Wilde, poeta e dramaturgo irlandês. O personagem de Jude mantém relações extraconjugais com o famoso escritor.


Em 1997, interpreta um homem paraplégico na ficção-científica “Gattaca – Experiência Genética”. Seu personagem é um atleta, que antes de nascer, mais precisamente na hora de ser concebido, fora escolhido por seus pais. Um recurso utilizando códigos de DNA que possibilita o conhecimento do suporte físico e mental do indivíduo futuramente. Porém, o destino não pode ser previsto e ele acaba por sofrer um acidente e ficando em cadeira de rodas. Apesar de estar um pouco limitado à cadeira de rodas, Jude Law, atua brilhantemente no filme, que foi seu primeiro sucesso cinematográfico. Ainda em 1997, participa de “Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal”. Não é o protagonista, mas consegue destaque ao interpretar um homossexual que mantém relações com o personagem de Kevin Spacey.

Um ano depois, em 1998, Jude retorna às telonas em “Music From Another Room”. Uma comédia romântica na qual seu personagem, destinado a casar-se com sua vizinha, foge de sua cidade natal. Vinte anos após, retorna à cidade e reencontra a tal vizinha. No ano seguinte é a vez de “eXistenZ”. O título do filme, com direção de David Cronenberg, é o mesmo de um jogo capaz de proporcionar uma sensação igual como se o jogador estivesse realmente no jogo. Por esse realismo extremo, o jogo causa bastante polêmica.

Ainda em 1999, o ator participa de “O Talentoso Ripley”, de Anthony Minghella (O Paciente Inglês), inspirado de um livro de mesmo nome. O filme tem um elenco razoável. Matt Damon (protagonista – Tom Ripley), Gwyneth Paltrow e Cate Blanchett são alguns deles. O filme na verdade é uma segunda adaptação do livro. A primeira ocorreu em “O Sol por Testemunha”. Mesmo assim, conseguiu agradar e recebeu várias indicações ao Oscar e Globo de Ouro. O filme conta a história de um talentoso rapaz (Ripley) que consegue a proeza de imitar perfeitamente qualquer coisa. Entre elas, a assinatura de uma pessoa. Contratado por um empresário, ele vai em busca de Dickie (Jude Law) na tentativa de trazê-lo para junto ao pai. O filme é considerado um dos pontos altos na carreira de Jude Law. Dois anos depois, em 2001, é a vez de “Círculo de Fogo”, filme de Jean-Jacques Annaud, ambientado na 2ª Guerra Mundial. Conta a história de um atirador (Jude Law) que se torna a esperança para a Rússia. Descontentes e um pouco amedrontados por tamanha fama, os nazistas enviam seu melhor atirador de elite (Ed Harris) para matá-lo. O filme conta ainda com a atuação de Bob Hoskins.

Ainda em 2001, Jude Law ataca em “A.I. - Inteligência Artificial”, ficção científica dirigida e escrita por Steven Spielberg. Numa era totalmente robotizada, onde é possível comprar um robô-criança e adotá-lo como filho, o personagem de Jude Law é um gigolô e encontra um pequeno robô (Haley Joel Osment) em uma fuga. Os dois acabam virando amigos e saem em busca de um ser capaz de transformá-los em humanos. Em 2002, atua em “Estrada para Perdição”, filme dirigido por Sam Mendes (Beleza Americana) e ambientado na década de 30. O filme conta a história de um garoto que vê seu pai (Tom Hanks), que é assassino profissional, matar um homem. O homem para qual o personagem de Tom Hanks trabalha, percebe que o garoto sabe do ocorrido e que isso pode lhe trazer problemas futuros. Decide então eliminar pai e filho.

Novamente sob a direção de Anthony Minghella, Jude atua em “Cold Mountain”. O filme é ambientado durante a Guerra Civil americana e conta a história de um soldado desertor (Jude Law) que desiste de lutar pelo país porque descobre que é uma luta em vão. Ele conclui que seu destino, se ficar ali, é a morte. Decide então voltar à vila de Cold Mountain onde o espera, sua namorada (Nicole Kidman). Ela, em sua ausência, passa por maus bocados depois da morte do pai. Os vizinhos, sensibilizados com a situação, enviam Ruby (Renné Zellweger), que ajudará nas tarefas domésticas. No caminho de volta, o personagem de Jude ainda tem que enfrentar diversos desafios como se esconder dos outros soldados que fazem vigília em busca de desertores. Em 2004, atua em “Capitão Sky e o Mundo de Amanhã”, filme criado praticamente por computadores (cenários). Jude interpreta um piloto que se une à uma jornalista (Gwyneth Paltrow) em busca de cientistas desaparecidos. Mas nessa busca, ele deverá enfrentar perigos como robôs gigantes e outros vilões.

Ainda em 2004, Jude aparece nas telas do cinema com “Alfie – O Sedutor”, filme do estúdio Paramount que é um remake de “Como Conquistar Mulheres”, de 1966. Alfie (Jude Law) é um mulherengo e troca facilmente de parceiras. Porém, acaba se apaixonando por alguém e tenta se redimir das conquistas anteriores para ficar com seu verdadeiro amor. O filme conta ainda com a atuação de Susan Sarandon. Em 2005, atua no comentado “O Aviador”, de Martin Scorsese, protagonizado por Leonardo DiCaprio. Nesse ótimo filme é contada a história de Howard Hughes (DiCaprio), um homem que ficou milionário ainda muito jovem. Obcecado e perfeccionista ao extremo, Hughes não mede esforços para conseguir por em prática o que planeja. Ele também investe na indústria do cinema e posteriormente, na aviação. Um bom elenco (Jude Law, Cate Blanchett, Alec Baldwin) e uma boa direção (Martin Scorsese) fazem do filme uma boa opção. “O Aviador” conquistou cinco Oscar.

Em 2004 ele também atuou em “Huckabees - A Vida é uma Comédia “, um filme que conta com um elenco de peso que inclui: Dustin Hoffman, Mark Wahlberg, Naomi Watts e Jason Schwartzman. O filme conta a história de um poeta que decide contratar uma dupla de detetives para investigar 3 coincidências que podem ser o segredo da vida. Jude Law interpreta um executivo de vendas que acaba por se envolver na investigação da dupla de detetives. Ainda em 2005, Jude ataca com uma bela atuação em “Closer – Perto Demais”. O filme gira em torno de um quarteto composto por Anna (Julia Roberts), Alice (Natalie Portman), Larry (Clive Owen) e Dan (Jude Law). Intrigas, mentira, falsidade e muita sensualidade também fazem parte dessa película de Mike Nichols (A Primeira Noite de um Homem), que aborda nele o tema da infidelidade em suas diversas facetas.

Em 2004 ele abstrai-se de vaidade e apenas empresta sua voz em "Desventuras em Série". Mais precisamente, o filme se baseia na série de livros escritos por Lemony Snicket, e Law interpreta o próprio Snicket, que narra sua história. O filme apresenta Violet (Emily Browning), Klaus (Liam Aiken) e Sunny (Kara/ Shelby Hoffman) Baudelaire, três crianças inteligentes que recebem uma terrível notícia: seus pais morreram em um incêndio e a fortuna da família não poderá ser usada por eles até que o irmão mais velho atinja a maioridade. Então, eles começam a viver com o conde Olaf (Jim Carrey ), um parente distante bastante ganancioso que só pensa em pegar a fortuna das crianças e, para isso, ele é capaz de chegar às últimas conseqüências.

Em 2006 ele atua em "A Grande Ilusão", filme que apesar do elenco de peso que inclui Sean Penn, Anthony Hopkins e Kate Winslet, foi um fracasso de críticas e bilheterias nos EUA, sendo inclusive lançado direto em DVD no Brasil. Ele vive Jack Burden, o anteriormente idealista e atualmente angustiado ex-repórter, que involuntariamente fornece combustível para as ambições políticas do corrupto Willie Stark (vivido por Penn). O filme retrata a espetacular ascensão e queda de um político carismático do sul dos Estados Unidos, baseado no americano Huey P. Long, ex-governador da Louisiana e ex-senador, conhecido como 'Kingfish'.

Ainda em 2006, ele integra o elenco da comédia romântica "O Amor Não Tira Férias" ao lado de Cameron Diaz, Kate Winslet e Jack Black. Para viver o mulherengo, porém, dedicado pai de família Graham, Law teve que praticar um sotaque britânico, já que seu personagem é natural de uma pequena cidade do sul da Inglaterra. Na trama, após sofrerem desilusões amorosas, duas mulheres de estilo de vida bem diferentes (Kate e Cameron) combinam de trocar suas casas temporariamente. A mudança faz com que elas encontrem novas paixões. Jude Law vive o novo affair da personagem vivida por Cameron Diaz.

Ele também estrelou "Invasão de Domicílio", em que é dirigido por Anthony Minghella pela terceira vez (antes trabalharam juntos em "O Talentoso Ripley" e "Cold Muntain"), contracenando com a francesa Juliette Binoche e a esposa de Sean Penn, Robin Wright Penn. Ele vive Will, um empresário que cansado de ver o escritório de sua empresa ser constantemente roubado, ele segue um dos ladrões até sua casa, onde mora com sua mãe (Binoche), uma refugiada bósnia. Na intenção de investigar o roubo, ele torna-se amigo da mãe do ladrão, porém, ela logo descobre suas verdadeiras intenções e passa a chantageá-lo para proteger seu filho.

Mesmo com pouco tempo de carreira (um pouco mais de dez anos), Jude Law firma-se como um dos principais atores da atualidade. Cotadíssimo no cinema, ele consolida-se cada vez mais no mercado. Sem preconceitos, atua nos mais diferentes tipos de papéis. E sempre faz isso com bastante afinco. É o que podemos conferir em sua pequena, mas ótima filmografia.




ATUANDO
  • Grande Ilusão, A (All the King's Men, 2006)
  • Amor Não Tira Férias, O (The Holiday, 2006)
  • Invasão de Domicílio (Breaking and Entering, 2006)
  • Alfie, o Sedutor (Alfie, 2004)
  • Closer - Perto Demais (Closer, 2004)
  • Huckabees - A Vida É uma Comédia (I Heart Huckabees, 2004)
  • Aviador, O (The Aviator, 2004)
  • Capitão Sky e o Mundo de Amanhã (Sky Captain and the Worl..., 2004)
  • Desventuras em Série (Lemony Snicket's A Series Of Unfort..., 2004)
  • Cold Mountain (Cold Mountain, 2003)
  • A.I. - Inteligência Artificial (A.I. Artificial Inteligen..., 2001)
  • Círculo de Fogo (Enemy at the Gates, 2001)
  • Talentoso Ripley, O (The Talented Mr. Ripley, 1999)
  • Wilde (Wilde, 1997)
  • Gattaca - Experiência Genética (Gattaca, 1997)
PRODUZINDO
  • Capitão Sky e o Mundo de Amanhã (Sky Captain and the Worl..., 2004)

Nenhum comentário: