Se você é daqueles que grava as cenas de certos filmes na cabeça, com certeza vai se lembrar de pelo menos duas cenas desse Top 5. Os filmes fazem parte da nossa vida, e essas cenas também. Desfrute!
Existem algumas seqüências que, surpreendentemente, ficam cada vez melhores com o passar dos anos. São seqüências realmente marcantes, que costumam assinar uma obra por toda a eternidade. Chega, assiste, e este pequeno momento resume toda a obra quando você pensa nela posteriormente. Não levo em consideração, ao escrever esta coluna, nenhuma opinião externa. Tudo o que estou escrevendo é opinião pessoal, portanto, você pode concordar ou não com o que escrevo. Não concorda? Utilize nosso sistema de comentários do blog e faça o seu top de 5 cenas mais famosas da história. Com certeza poderemos trocar uma boa idéia sobre o assunto.
O fato é que, não importa o quanto nos esforcemos, sempre haverá um ou outro merecedor que ficará de fora, como por exemplo a seqüência em que Chaplin brinca com o globo terrestre em “O Grande Ditador”, em clara referência à Hitler e a época em que o filme fora realizado, ou então a bela canção “Over the Rainbow”, que Dorothy canta em “O Mágico de Oz”. Isso porque também estou levando em conta o aspecto atual do sucesso, afinal, acredito que filmes recentes já conseguiram marcar o seu espaço na história do cinema tamanho o número de vezes que já foram plagiadas, em um período curtíssimo de tempo. Estar nesse top não representa, necessariamente, que sejam as melhores cenas já feitas, apenas as mais conhecidas, não se esqueçam disso.
Dito o meu sistema de escolha, sem mais delongas, vamos ao top!
5. PSICOSE (Psycho - 1960)
Mesmo com mais de 40 anos do seu lançamento, quem não conhece a famosa cena do chuveiro em Psicose? Algumas pessoas podem nem conhecer o filme, diretor ou elenco, mas a musiquinha, acompanhada de cortes sincronizados na imagem garantem o quinto lugar neste concorrido top. O diretor é Alfred Hitchcock, um dos grandes gênios, que também realizou obras como “Um Corpo que Cai” e “Intriga Internacional”. A cena já foi plagiada, refeita e satirizada, em bem humoradas referências de filmes como “Procurando Nemo” ou a trágica refilmagem feita por Gus Van Sant.
4. E.T. – O EXTRA-TERRESTRE (E.T., The Extra-Terrestrial - 1982)
Um dos melhores filmes família de todos os tempos tem sua perfeita assinatura. É quase impossível que uma pessoa entre 20 e 25 anos não conheça a famosa cena em que a bicicleta do jovem Elliott atravessa com sua silhueta à frente de uma bela e redonda lua azulada, tudo temperado com uma das mais inspiradas composições de John Williams. Steven Spielberg marca a infância de milhares de pessoas e, mais de vinte anos depois, a recordação ainda está marcada no coração de todos.
3. MATRIX (The Matrix - 1999)
Mesmo sendo atualíssimo, “Matrix” já conseguiu estabelecer uma invejável legião de fãs. Seus efeitos especiais causaram um enorme rebuliço na época, principalmente por vencer o Oscar na categoria, batendo o favorito “Star Wars Episódio I – A Ameaça Fantasma”. O fato é que o tempo passou, e ninguém se lembra de “Star Wars” por causa de seus efeitos, ao contrário de “Matrix”, que até hoje o efeito bullet time é ligado à ele. Porém, este efeito foi usado em demasia, pois praticamente todas as produções estão querendo mostrar que sabem fazer o mesmo. Só que ter a imaginação que os irmãos Wachowski tiveram, ninguém teve, e é justamente esse o diferencial. Ah, só para não restarem dúvidas, o bullet time é aquele efeito em câmera lenta, onde a câmera gira em torno de algo ou alguém – no caso de “Matrix”, em volta de Neo, enquanto o agente atira nele.
2. CANTANDO NA CHUVA (Singin’ in the Rain - 1952)
Uma das cenas mais imortais de todos os tempos é também o melhor número musical já feito. A seqüência em que Gene Kelly corre, dança, sapateia na chuva não é apenas uma das mais conhecidas, mas é do tipo que, quanto mais se assiste, mais se gosta e se tem vontade de ver novamente. Simplesmente um marco que sobrevive em meio à tantos efeitos especiais e carrega mais de cinqüenta anos de existência nas costas, sem nunca perder o charme ou soar envelhecida. Você com certeza a conhece, mesmo que de forma indireta, através de outros trabalhos.
1. TITANIC (Titanic - 1997)
A seqüência em que Leonardo DiCaprio e Kate Winslet se beijam na proa do Titanic é, atualmente, a seqüência mais conhecida de todo o planeta. Não há uma alma sequer que não reconheça a cena, quando ela passa em algum outro lugar ou é satirizada em algum outro filme. Volto a dizer que, apesar dela estar nessa posição, não necessariamente a acho a melhor já feita (prefiro a do “Cantando na Chuva”, por exemplo), porém, de uma faixa etária entre 10 à 70 anos, todos sabem de onde ela vem. Não sabemos se, com o tempo, a seqüência será esquecida, mas que ela se tornou uma referência do filme, vencedor de 11 Oscar, isso tornou.

Nenhum comentário:
Postar um comentário