sábado, 14 de novembro de 2009

Sarkozy dá a Clint Eastwood um dos maiores prêmios da França

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, concedeu ao ator e diretor Clint Eastwood um dos maiores prêmios do país nesta sexta-feira, descrevendo-o como uma lenda do cinema e um símbolo da América que os franceses adoram.

Foto: AP/AP
Nicolas Sarkozy cumprimenta Clint Eastwood ao entregar o título da Legião da Honra francesa.

É raro um estrangeiro receber o título de comandante da Legião da Honra francesa, mas Eastwood, que já interpretou personagens durões em filmes como "Dirty Harry" e dirigiu filmes elogiados, disse que via a França como sua segunda pátria.


"Minha esposa brinca comigo dizendo que, se isso é verdade, por que eu não falo francês?", disse ele a amigos e autoridades reunidos no Palácio do Eliseu para a cerimônia.


Ele brincou referindo-se a Sarkozy como "meu presidente" depois de receber a medalha, e disse que pretendia sair e exibir o prêmio.


"Como comandante das artes e das letras, acho que vou sair pelas ruas da França hoje e mostrar meu poder", disse Eastwood, de 79 anos, que recentemente finalizou na França o thriller sobrenatural "Hereafter".


Admiração

Sarkozy disse que a admiração francesa pelo cinema norte-americano ajudou a transcender quaisquer problemas que os dois países possam ter tido no passado --uma referência à dura oposição da França à invasão do Iraque pelos EUA em 2003.


"Quando se ama o cinema de um povo se ama o povo", disse o presidente.


Sarkozy chamou Eastwood de "um mito, um gigante, um exemplo da admiração que temos pela cultura americana".

Nenhum comentário: