segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Cinema, Batman e Fanatismo

Acredito que estamos presenciando algo um tanto que inesperado. Imagino que boa parte dos cinéfilos, esperava ansiosamente a chagada do novo Batman. E agora em sua estréia, podemos ver o reflexo dessa espera; vide os assombrosos números nas bilheterias. Até aí tudo bem, até porque, não é todo dia que temos um Blockbuster tão bom quanto esse.

Comentários à parte, sabemos que o filme têm conseguido opiniões pra lá de positivas. Contudo, ponhamos em questão a seguinte situação: De acordo com o site IMDB, o maior do mundo, “Batman- O Cavaleiro das Trevas”, ocupa o “inalcançável” e tão cobiçado lugar #1 no top #250 de usuários. Considerando que nessa seleta lista, só adentram filmes cultuadíssimos como “O Poderoso Chefão”, “Um Sonho de Liberdade” e “Pulp Fiction”. É algo tão extraordinário, que todos estavam procurando uma explicação para tal. E ela veio mais inesperada do que se imaginava.

O preocupante esclarecimento, é que um grupo de fãs do novo filme de Christopher Nolan, estaria concedendo ao filme a nota máxima, e dando notas desprezíveis à obras-prima, como as já citadas. E como o sistema do a href=”http://www.imdb.com/chart/top” target=”_blank”>IMDB calcula os tops com base no número de votantes e porcentagem de cada nota, esse foi um prato cheio para que a tão tradicional imagem do site, perdesse vertiginosamente o seu valor. Ou seja: Ou se modifica o sistema de pontuação, ou veremos o verdadeiro sentido da palavra zona.

Agora realmente está imposta uma situação delicada. Prevaleceria a boa imagem do site, ou a opinião dos fanáticos? Imagine se isso continuar assim! Quantos blockbusters vão tomar lugar de filmes definitivamente imortalizados? Batman tem ao menos qualidade, mas e os outros filmes? Fica então a nota.

PS: Christopher Nolan deve está anestesiado de alegria. Até porque, não é todo dia que vemos a obra de um cineasta superar em números, os filmes que ele mais admira vide “O Poderoso Chefão”. Francis Ford Coppola que se cuide.

Nenhum comentário: