Cenas de 'Persepólis' e de 'Valsa com Bashir', que serão exibidos em Brasília.
A Embaixada da França em Brasília exibe gratuitamente filmes representativos da cinegrafia do país no projeto “Cinemaison”. A programação do segundo semestre deste ano inclui animações, comédias dramáticas e dramas sociais do cinema francês contemporâneo.
As sessões são às quartas-feiras, sempre às 19h, na sala Le Corbusier da embaixada, que fica na Avenida das Nações, lote 4, quadra 80.
Nos últimos cinco anos, o DF perdeu 37 salas de cinema. Das salas fechadas, fazem falta em especial os espaços dedicados a filmes de arte. A principal perda desse público foi o Cine Academia, que em 2010 sofreu um incêndio, foi interditado e nunca mais reabriu. O local, criado em 1997, sediava o Festival Internacional de Cinema e exibia títulos que estavam fora do circuito comercial.
O cinema do CasaPark, que ocupava um pouco do espaço deixado pelo Cine Academia, também fechou este ano por causa de uma dívida de R$ 1 milhão da operadora das salas com o shopping. Agora, é o cinema do shopping Liberty Mall, com quatro salas e capacidade para 340 pessoas, que recebe alguns filmes de arte.
Veja a programação completa:
9 de novembro: Valsa com Bashir (Waltz with Bashir) (França, Israel, Alemanha, 2008)
De Ari Folman. Animação em Cores. Duração 87’. Classificação etária 12 anos.
Em um bar um amigo conta ao diretor Ari Folman sobre um sonho constante que tem, no qual é perseguido por 26 cães ferozes. Através da conversa eles concluem que a imagem tem ligação com sua missão na 1ª Guerra do Líbano, no início dos anos 80, quando defendia o exército de Israel. Selecionado na Competição Oficial do Festival de Cannes 2008. Oscar de Melhor filme Estrangeiro de 2008.
23 de novembro: Persépolis (França, 2007)
De Vincent Paronnaud. Animação em preto e branco. Duração 95’. Classificação livre
Teerã 1978: Marjane, de oito anos, sonha em ser uma profetisa do futuro, para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduziram à queda do xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos “Guardiões da Revolução”, que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. No elenco de dubladores, a atriz Chiara Mastroianni dá voz à Marjane criança e adolescente, enquanto que sua mãe na vida real, a veterana Catherine Deneuve, vocaliza a mãe de Marjane, Tadji. Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2007. Nomeado para o Oscar.
Eurochannel apresenta, pelo terceiro ano consecutivo, sua seleção dos melhores curtas-metragens europeus. O Tour d'Europe Eurochannel propõe ao espectador um verdadeiro percurso europeu por meio dessa programação especial, trazendo toda a autenticidade e a riqueza da criação cinematográfica europeia em matéria de curta-metragem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário