quarta-feira, 18 de julho de 2007

Harry Potter e o Sucesso na Mídia

Hermione, Harry e RonO bruxo Harry Potter, criado pela autora J.K. Rowling, conseguiu mais do que fama ao longo dos anos de suas aventuras, ele conseguiu conquistar muitas pessoas. Desde criança, ele viveu suas aventuras na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, tanto as mágicas e cheias de emoções fabulosas, quanto aquelas comuns a todos os jovens, como problemas em relação às amizades, ao primeiro beijo, às provas da escola e aos desencontros familiares.

Esses acontecimentos se mostraram mais reais no cinema, pois atores que interpretaram Harry e seus amigos, também cresceram ao longo da saga. Começaram bem jovens, com fisionomias mais infantis e, à medida que Harry e seus amigos iam crescendo, os atores também cresciam do lado de fora da telinha, fortalecendo a imagem de evolução do personagem. O período do lançamento dos livros e dos filmes também foi fiel à imagem de desenvolvimento, pois era lançado por anos, como em Hogwarts, que tinha cada ano letivo.

A própria vida dos atores foi influenciada pelas aventuras de Potter, já que viveram praticamente toda a adolescência entre os seus afazeres cotidianos e as gravações dos grandes sucessos de cinema. Como qualquer outra celebridade, eles precisaram enfrentar as opiniões da mídia de entretenimento, principalmente porque seus papéis estão vinculados ao público infantil. Daniel Radcliffe, que interpreta o protagonista, teve que lhe dar com a forte crítica do público e da mídia quando resolveu atuar na peça teatral “Equus”, cujo personagem apresentava uma linha mais adulta e ligada à sexualidade.

Embora o sucesso literário de Harry Potter comece a se estabilizar com o lançamento do último livro, no qual Rowling afirmou ter dado um fim às publicações, nas adaptações cinematográficas Harry ainda terá mais alguns anos de muita fama. Com o sexto filme previsto para ser lançado apenas para 2010, a saga tem levado milhões de pessoas ao cinema, desde os que vão apenas por diversão até os “pottermaníacos”, fãs de carteirinha que se caracterizam como os personagens e vão assim, vestidos à la Harry Potter para o cinema.

Mas as perguntas sobre o futuro do bruxo mais famoso do mundo não param de ser feitas e, brevemente, serão relevadas com o lançamento da última edição da série, previsto para o dia 21 de julho. Irá Harry realmente morrer? Ou derrotará Voldemort fazendo de sua história um final feliz, no qual os vilões morrem e os mocinhos continuam? A autora já garantiu à imprensa que não dará margens para que outras pessoas falem de seu personagem, por isso dará um fim a ele nesta obra, não se sabe qual.

Por outro lado, as declarações que Rowling deu durante a pré-estréia do quinto filme da saga em Londres, levaram aos fãs a esperança de que este não seja realmente o fim. A escritora, que já havia admitido anteriormente estar bem triste com o término dos livros, confessou que jamais poderia dizer “nunca” para uma das histórias mais populares do mundo. E o sentimento de Rowling não é único, já que Harry Potter já conseguiu ganhar vida através de suas cativantes aventuras, sendo marcado para sempre como um sucesso.

Nenhum comentário: