quinta-feira, 5 de julho de 2007

Brasileiro Jean Charles de Menezes ganhará filme

O brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado pela polícia inglesa em um metrô de Londres em julho de 2005 após ser confundido com um terrorista, terá sua história contada nas telonas, onde seu interprete será o ator Selton Mello (“O Cheiro do Ralo” - foto).

O filme, “Jean Charles,” contará com a direção do brasileiro radicado na Inglaterra Henrique Goldman e retratará a vida do eletricista mineiro e de seus parentes em Londres nos anos de 2005 e 2006. O filme será todo em português e as gravações deverão acontecer no Reino Unido e no Brasil. O filme pretende mostrar as relações entre o imigrante e sua família em Gonzaga, interior de Minas Gerais.

Incialmente, o longa se tratava apenas de um projeto da rede de TV britânica BBC para ser exibido em julho passado, quando a morte de Jean Charles completasse um ano. Porém, a emissora decidiu cancelar o projeto, pois o processo sobre o assassinato ainda está em andamento na Justiça londrina, além de existirem divergências de enfoque entre Goldman, que queria ressaltar o lado brasileiro da história, e os editores da BBC, mais interessados numa perspectiva inglesa.

Após investir o equivalente a R$ 1 milhão na pré-produção do filme e a desistência da emissora, Goldman decidiu retomar o projeto do início e começou a reescrever o roteiro para a ficção, que será co-produzida pela carioca TV Zero. As gravações têm previsão para começarem ainda no segundo semestre.

Nenhum comentário: