domingo, 13 de fevereiro de 2011

Filme em 3D de Wim Wenders sobre Pina Bausch encanta Berlim

Cena do filme 'Pina' (Foto: Divulgação/Divulgação)
Cena do filme 'Pina'.

O cineasta alemão Wim Wenders deslumbrou neste domingo (13) o público do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Ele exibiu 'Pina', seu documentário em 3D sobre o grupo de dança e teatro de Pina Bausch, coreógrafa morta em 2009 que revolucionou a dança contemporânea.

No filme de Wenders, mescla de cenas de dança e de entrevistas, aparecem atores-dançarinos do mundo inteiro, membros do grupo, entre eles a brasileira Regina Advento. O diretor era muito amigo de Pina Bausch e há anos tinha vontade de realizar este trabalho.

"Sonhávamos em fazer esse filme há uns 20 anos. Começamos a trabalhar nele quando aconteceu o inimaginável, sua morte. Durante as filmagens, ela estava presente por trás de mim. Fazer o filme foi um trabalho de luto, mas não foi algo triste", explicou. O documentário permite ver os espetáculos, entre eles uma coreografia baseada na "Sagração da primavera", de Igor Stravinsky, como se o espectador estivesse em cena.

"Filmamos com duas câmaras e um guindaste que era como um dinossauro, que se deslocava no teatro. Conhecíamos de cor as coreografia. As filmagens duraram um ano, a técnica melhorou muito durante este ano", contou Wenders, que obteve para este filme o apoio de um grande estúdio hollywoodiano, a Warner Bros.

"O olhar de Pina Bausch sobre o movimento, sobre a alma, isso que nos faz mover, é o tema deste documentário. Seu olhar era penetrante, nada passava despercebido, mas a pessoa não se sentia nu diante dela, pois era um olhar terno, amoroso", comentou Wenders.

Nenhum comentário: