
O veterano produtor de cinema norte-americano David Brown, quatro vezes indicado ao Oscar e cujos trabalhos incluem "Tubarão" e "Conduzindo Miss Daisy", morreu nesta segunda-feira (1º) aos 93 anos em sua casa em Manhattan depois de uma longa doença, informou a Hearst Corporation.
O ex-jornalista também é responsável por ter ajudado a levar pela primeira vez Elvis Presley às telonas em "Ama-me com ternura" ("Love me tender"), além de ter participado do lançamento da carreira do diretor e vencedor do Oscar Steven Spielberg.
Após ser contratado em 1951 para dirigir o departamento de roteiros da 20th Century Fox, Brown cresceu na empresa antes de abrir uma produtora com Richard Zanuck, em 1972.
Um dos primeiros filmes da nova associação foi o sucesso "Golpe de mestre" ("The sting"), de 1973, protagonizado por Robert Redford e Paul Newman.
Brown e Zanuck também trabalharam com Spielberg em "Louca escapada" (The Sugarland express) e logo o contrataram para dirigir "Tubarão". Os produtores dissolveram a companhia em 1988 quando Brown fundou sua própria empresa, a The Manhattan Project Ltd.
Brown foi indicado quatro vezes para Oscar de melhor filme por "Tubarão", "O veredicto", "Questão de honra" e "Chocolate", mas nunca recebeu o cobiçado prêmio.
Brown nasceu na cidade de Nova York e foi casado por mais de 50 anos com a autora e editora da revista "Cosmopolitan", Helen Gurley Brown.
Nenhum comentário:
Postar um comentário