A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood enviou nesta quarta-feira (10) a seus membros as cédulas para a votação dos indicados ao Oscar na 82ª edição do prêmio.
Em um ato testemunhal, a Academia fez a entrega das cerca de 5.800 cédulas à empresa de contabilidade PricewaterhouseCoopers, que, após uma rápida revisão, entregou as cédulas aos correios.
Os membros da Academia terão que devolver diretamente à empresa seus votos antes das 17h local de Los Angeles (23h de Brasília) do próximo dia 2 de março para participar da escolha dos vencedores das estatuetas.
A principal novidade nas cédulas deste ano foi o aumento de cinco para dez o número de indicados a melhor filme, uma decisão que teve como finalidade criar maior interesse ao Oscar para atrair mais espectadores e anunciantes.
"Os índices de audiência são importantes para nós", disse à Agência Efe o presidente da Academia, Tom Sherak. Ele explicou que a entrega dos prêmios Oscar depende da renda para que a entidade possa "promover os filmes e a tecnologia no mundo todo".
"Achamos que valia a pena ampliar o número de candidatos. Lemos o que todo mundo dizia e precisamos chegar a mais gente", indicou Sherak. Com isso, ele se referiu às críticas recebidas pela Academia anos últimos anos sobre os prêmios Oscar, por deixar fora das indicações importantes filmes populares.
Após divulgar os nomes dos candidatos, Sherak assegurou que se cumpriu o objetivo que perseguiam com essa mudança. "Os eleitores nos deram justamente o que buscávamos, um pouco de tudo, dez filmes maravilhosos", indicou.
Outra das novidades desta edição do Oscar será o processo de escolha do filme ganhador para melhor filme, que será feita por um sistema de preferências.
Em lugar de votar por um filme, os membros da Academia farão uma ordem de preferência de todos os dez filmes, indicando a colocação que cada um deveria ganhar segundo seus critérios.
A 82ª edição do Oscar ocorrerá no próximo dia 7 de março em Los Angeles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário