Nelson Mandela recebeu o toque divino --ao estilo de Hollywood-- quando o ator Morgan Freeman se preparou para interpretá-lo no filme "Invictus".
Freeman disse que Mandela convidou-o para interpretá-lo no filme dirigido por Clint Eastwood, que também traz Matt Damon no elenco.
"Eu disse a ele: 'se vou interpretar você, tenho que ter acesso a você. Tenho que estar próximo o bastante para apertar sua mão'", disse Freeman a repórteres.
O ator premiado com o Oscar por seu papel no drama de Eastwood "Menina de ouro" já interpretou muitos personagens no cinema --um escravo que virou líder abolicionista, um presidente norte-americano e até mesmo Deus, mas raramente interpretou um personagem ainda vivo e tão importante para tantas pessoas como o ex-presidente sul-africano de 91 anos.
Mandela foi preso por 27 anos por seu trabalho como militante para acabar com o apartheid na África do Sul antes de ser libertado em 1990 e se tornar presidente do país quatro anos mais tarde. Em 1993, ele recebeu o Nobel da Paz.
"Invictus" fala sobre como Mandela levou o campeonato mundial de rúgbi de 1995 para a África do Sul, utilizando a equipe do país para unir os sul-africanos e amenizar as tensões raciais entre negros e brancos.
Freeman, que também é produtor do filme, trabalhou por anos para levar a história para as telas. "O maior desafio que tive foi parecer com Mandela", disse Freeman.
O ator disse que se ele estivesse no mesmo lugar do líder mundial tentaria se encontrar com Mandela, fazer uma refeição juntos ou se sentar nos bastidores com ele antes de um discurso. O mais importante, ele seguraria a mão de Mandela.
"Eu acho que se eu segurasse a mão dele, eu teria a energia dele e sentiria o que ele sente", disse.
Matt Damon faz François Pienaar, capitão do time de rúgbi de maioria branca Springboks, uma vez insultado pela maioria negra.
"Invictus" está recebendo elogios da crítica e já está sendo cotado para o Oscar. Todd McCarthy, crítico de cinema do jornal "Daily Variety", resume o que achou descrevendo o filme como "uma história muito bem contada". No site de resenhas rottentomatoes.com, "Invictus" recebeu a aprovação de 76%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário