segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Grupo do Catar investirá US$ 200 milhões em Hollywood

Com a receita reduzida pela queda da receita de cinema, Hollywood ganhou fôlego com o anúncio de um investimento de US$ 200 milhões (133 milhões de euros) por um grupo de mídia do Catar, informaram hoje os meios de comunicação do país.


A companhia Alnoor Holdings, criada neste ano por um grupo de empresários do Catar, planeja destinar essa quantia à produção de até 15 filmes durante os próximos cinco anos.


Com três linhas de negócio, produção internacional, produção árabe e animação, os investidores vão apostar em Hollywood, embora também pretendam estabelecer contatos no Reino Unido, África do Sul, Brasil, México e Índia.


"Se queres investir na indústria cinematográfica, o melhor lugar para isso é Hollywood", disse o presidente do grupo, Ahmed Al-Hashemi.


"No passado, os investidores costumavam destinar dinheiro em ações e negócios imobiliários, pensando que eram mais sólidos. Agora, eles se deram conta que este não é o caso", explicou o presidente.


Al-Hashemi confia nos bons recursos financeiros de seu país, rico em gás e petróleo, e acredita que "há boas oportunidades no mercado cinematográfico".


Além disso, Alnoor Holdings firmou uma aliança com o jornal britânico "Financial Times" para realizar uma conferência anual a partir de 2010.


A iniciativa significa um alívio para Hollywood, que sofre com a redução da receita pela queda nas vendas de DVD e ingressos de cinema e também com o esvaziamento de empresas na Califórnia, que foram atrás de vantagens fiscais mais atrativas.


O anúncio do grupo coincidiu com a realização da primeira edição do Festival de Cinema de Tribeca de Doha, promovido pelo Tribeca de Nova York - fundado, entre outros, por Robert de Niro -, e o Governo do Catar.

Nenhum comentário: