sábado, 17 de outubro de 2009

Produtor engana tabloides com notícias falsas sobre celebridades

Foto: Reprodução

O diretor de 'Starsuckers' Chris Atkins.

Chris Atkins, o produtor e diretor do documentário “Starsuckers” (que estreia neste mês no Festival de Londres), quis mostrar o esforço da mídia inglesa atrás de informações sobre as celebridades do país. Para isso, buscou alguns jornais com uma proposta tentadora: fornecer dados médicos sobre estrelas que teriam feito cirurgia plástica.

Para a sua surpresa, de quatro veículos consultados, três concordaram em encontrar o cineasta, que dizia ter dados sobre plásticas de celebridades coletados por sua namorada, que seria uma enfermeira. Ele teria as fichas médias a respeito de intervenções cosméticas de atores como Hugh Grant e Rick Gervais.

Segundo o jornal “The Guardian”, os tabloides “Sunday Mirror” e “News of the World” e a revista “People” mandaram representantes para falar com Atkins, que filmou todas as conversas para incluir no seu documentário sobre a cultura das celebridades no país.

O jornalista do “Sunday Mirror” chegou a oferecer 3.000 libras por matéria publicada, e o “News of The World”, apesar de descrever a situação como “complicada” e não saber se os dados médicos fossem de “interesse público”, disse que pagaria até 80 mil libras pelo material.

O tabloide “Sunday Express” se recusou a encontrar Atkins, citando que a utilização de material sobre a vida privada feria o código da Press Complaints Commission (Comissão de Observação da Imprensa), além de ser “uma violação à ética profissional”.

Atkins também deu outras “dicas” falsas para os tabloides, com histórias incluindo um incêndio na cabeleira de Amy Winehouse – e viu algumas delas serem publicadas como notícias legítimas. O diretor diz que “queria responder a uma simples pergunta (...) O quão longe iriam os repórteres dos tabloides em busca de uma história?”.

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