sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Festival do Rio começa com homenagem a Jeanne Moreau

Foto: Henrique Porto/G1

Jeanne Moreau chega ao Cine Odeon, no Rio.

O Festival do Rio 2009 foi oficialmente aberto na noite desta quinta (24), no Cine Odeon, no centro da capital carioca, com uma emocionante homenagem à atriz francesa Jeanne Moreau. A musa da Nouvelle Vague é convidada de honra do evento, que vai até o dia 8 de outubro.

Um vídeo em homenagem à atriz foi exibido e arrancou aplausos da plateia, que lotou o cinema. Em seguida, Moreau foi chamda ao palco e recebeu uma placa do diretor Cacá Diegues e das organizadoras do festival, Walkyria Barbosa e Ilda Santiago.

"O Brasil é muito plural. Por isso, acredito que este seja realmente o país do cinema", disse atriz.

Ela também recebeu flores de Cacá, que complementou. "Se o cinema tivesse um rosto, só poderia ser o de Jeanne Moreau", disse o cineasta, que dirigiu Moreau em 1973, no filme "Joanna francesa".

Cacá Diegues vai mediar uma conversa entre a diva do cinema francês e o público, no mesmo Cine Odeon, no próximo sábado (26), às 10h45. O evento terá entrada gratuita.

Apresentada por Cristiane Torloni e Tony Ramos, a cerimônia de abertura contou com a participação do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que destacou a volta do patrocínio da Prefeitura ao evento e a vocação da cidade para o cinema.

"Serão dias de muita festa, o que consolida o Rio como grande produtor de cinema e fornecedor das melhores paisagens para os filmes nacionais", brincou o prefeito.

Logo depois da abertura, foi exibido o filme foi "Aconteceu em Woodstock", de Ang Lee, em sessão só para convidados. O longa será exibido ainda nos dias 26 e 27 de setembro; e 1º e 7 de outubro.

Nenhum comentário: