quarta-feira, 15 de julho de 2009

Cortes em novo ‘Harry Potter' deixam fãs cariocas desapontados

Foto: Rodrigo Vianna/G1

Fãs se fantasiaram para estreia de "Harry Potter e o enigma do príncipe"

Com muitas alterações em relação ao texto original, o filme “Harry Potter e o enigma do príncipe” deixou alguns fãs do jovem bruxo desapontados após a sua estreia na madrugada desta quarta-feira (15), no UCI New York City Center, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Leitores da saga escrita por J.K Rowling reclamaram dos cortes, mas elogiaram a produção.

No sexto filme da série, Harry (Daniel Radcliffe) e seus amigos Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) estão em seu penúltimo ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Ao lado do Professor Dumbledore (Michael Gambon), o herói descobre uma forma para se defender de Lorde Voldemort (Ralph Fiennes).

Para os fãs de carteirinha que fizeram questão de comparecer à primeira sessão desta quarta-feira, à 00h01, ficou uma sensação de “quero mais”. O estudante Leonardo Moreira de Melo, de 19 anos, disse que o longa é bom, mas ficou decepcionado por conta dos cortes e das adaptações.


“Sinceramente eu gostei do filme, mas o diretor cortou muita coisa importante. Cenas que deveriam estar no filme foram deixadas de lado. Eu senti falta de muita coisa. No entanto, eu tenho que ressaltar os efeitos especiais e o cenário, que foram perfeitos, principalmente a cena da caverna”, disse o rapaz.

Paixão marcada na pele

Rodrigo Vianna/G1

A figurinista Carla Cristina, de 29 anos, mostra o brasão de Hogwarts tatuado no braço

Fantasiada como aluna da Sonserina, uma das quatro casas de Hogwarts, a figurinista Carla Cristina, de 29 anos, carrega no braço uma tatuagem com o brasão da escola. Ela comentou sobre o filme e disse que também ficou decepcionada com o que viu. Segundo ela, as cenas que ficaram de fora vão fazer falta nos próximos filmes.

“Eu fiquei chocada com a quantidade de cenas que foram cortadas nesse filme. Eu sei que é uma adaptação, mas poderia ter sido mais fiel à obra. Acredito que as pessoas que não leram os livros vão gostar pelos efeitos, que são os melhores que eu já vi, mas para nós que acompanhamos tudo, é frustrante”, reclamou a fã.


Sem nunca ter lido um dos livros da saga, a jovem Michelle de Moura, de 26 anos, disse que também esperava mais do longa. Por outro lado, ela elogiou o clima sombrio e a fotografia do sexto filme. “Você se sente dentro do filme. Gostei da produção, mas eu esperava mais quando vi o trailer”, disse.

Fãs satisfeitos

Se para a maioria dos fãs que compareceram à sessão na Barra da Tijuca o filme deixou a desejar, para outros a nova aventura de Harry e seus amigos será um grande sucesso de bilheteria. Alguns jovens aprovaram a adaptação e elogiaram o trabalho do diretor David Yates. Foi o caso da estudante Isabelle Botelho, de 13 anos, que se emocionou ao ver as cenas.

Foto: Rodrigo Vianna/G1

Fãs se reuniram para estreia de sexto filme da série

“Eu gostei do filme, foi tudo aquilo que eu esperava. Foi emocionante. Chorei do início ao fim, nem sei como minha roupa não está molhada de tanto que eu me emocionei. Os cortes não me fizeram falta, não fariam tanta diferença. Isso é normal, é um filme”, declarou a adolescente.

Com um raio desenhado na testa, Fred Von Sydw, de 27 anos, disse que não ficou decepcionado com o filme e que o resultado foi o esperado. O rapaz também elogiou a produção e os atores. Segundo ele, o sexto filme é apenas uma ligação para os dois últimos.

“Eu achei que, dentro do contexto dos outros filmes, esse foi bem legal. Um dos melhores. Eu já esperava por isso. A produção é muito boa, os efeitos especiais não só nesse, mas em todos eles são demais. Acredito que esse filme seja um meio-termo para os últimos”, elogiou.

Foto: Rodrigo Vianna/G1

Valéria passou a paixão pelos livros para os filhos.

Para todas as idades

A paixão pelas histórias de Harry Potter não tem idade. Fãs que cresceram com as aventuras de Harry, Hermione e Rony fizeram questão de levar filhos e sobrinhos. Ao lado de Erik, de 11 anos, a dona de casa Valéria Cortopassi, de 40 anos, disse que seus filhos conheceram a história através dela.

“Tudo começou comigo. Eu ganhei o livro no trabalho, comecei a ler e gostei. Depois eu levei para casa e contei para os meus filhos. O meu filho mais velho, de 15 anos, logo começou a se interessar e hoje é um grande fã. Em seguida, ele passou para o Erik, de 10 anos”, contou a mãe.

Para a publicitária Mônica Teixeira Carvalho, de 32 anos, os conflitos e o universo jovem e mágico são os pontos fortes da saga. "Não há nada de muito infantil nas histórias de Harry Potter. Só mesmo lendo os sete livros para ver como é magnífica essa história", disse.

Harry Potter volta bem-humorado

Se no quinto filme da série (“Harry Potter e a ordem da fênix”) o herói aparece irritado e desacreditado pela comunidade bruxa, em “Enigma” ele surge mais maduro, bem-humorado e apaixonado. Os romances, aliás, também foram destacados pelo público, estimado em 1.060 pessoas, que compareceu à estreia desta madrugada.

“Eu achei linda as cenas dos beijos. Foi tudo perfeito, como eu imaginei. O clima sombrio que prevalece quase que o filme inteiro deu lugar ao romantismo. Teve até espaço para as cenas de ciúmes e paqueras. Adorei a forma como o diretor contou os relacionamentos”, elogiou a estudante Aline Costa Ferreira, de 17 anos.

Nenhum comentário: