segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Cannavaro acredita no potencial de "Gomorra" no Oscar

Capitão da seleção italiana de futebol, Fabio Cannavaro, acredita que “Gomorra” tem grandes chances de vencer o Oscar. Baseado no best-seller homônimo do jornalista Roberto Saviano, o longa é o representante do país para Melhor Filme em Língua Estrangeira.

Embora a definição dos filmes em disputa só seja divulgada no dia 22, “Gomorra”, vencedor do Grande Prêmio do Festival de Cannes, vem recebendo ótimas críticas da imprensa internacional. Com direção de Matteo Garrone (“Almoço em Agosto”), o enredo aborda os mecanismos da máfia de Camorra, um dos maiores movimentos criminosos do mundo ainda atuante, original de Nápoles.

Apesar de estar crente no sucesso do filme, o zagueiro do Real Madrid se mostra preocupado com a imagem retratada do povo. Nascido em Nápoles, Cannavaro disse que ainda nos dias de hoje existe muito preconceito em relação ao povo italiano ser taxado de mafioso. "Eu li 'Gomorra' até a última página. Saviano teve muita coragem de contar aquilo que viu e viveu. Algumas coisas me surpreenderam, mas a verdadeira surpresa foi constatar que nós pensamos que em Nápoles só tem isso. Na minha cidade também tem pessoas honestas. É um lugar onde se pode viver bem", concluiu.

Nos cinemas, a máfia italiana já foi retratada em duas grandes obras: “O Poderoso Chefão” (1972), de Francis Ford Coppola (“Olhos Famintos 2”), e “Os Bons Companheiros” (1990), de Martin Scorsese (“Os Infiltrados”). Na televisão, o tema obteve destaque na série “A Família Soprano”.

Nenhum comentário: