domingo, 9 de dezembro de 2007

Sessões gratuitas de filmes nacionais rodam o Brasil

Entre os dias 5 e 15 de dezembro serão realizadas cerca de 700 exibições gratuitas de oito filmes nacionais em mais de 60 universidades brasileiras. É uma ação do projeto “nullCine CUCA”, que tem iniciativas voltadas para o cinema nas universidades, com ações como criação de cineclubes e produção em cinema.

As exibições ocorrerão em diferentes pontos, ampliando a participação dos estudantes, contando com a realização de debates após a exibição de cada filme. O projeto tem caráter itinerante e visa implantar a idéia dos cineclubes juntos aos estudantes.

Os longas-metragens selecionados propõem a reflexão de temas ligados à juventude, produção universitária, ditadura militar e movimento estudantil. São eles: "Batismo de Sangue" (foto), de Helvécio Ratton; "Cão Sem Dono", de Beto Brant; "Conceição, autor bom é autor morto", único longa dirigido somente por universitários (Daniel Caetano, Guilherme Sarmiento, André Sampaio, Cynthia Sims e Samantha Ribeiro, da Universidade Federal Fluminense). Vale ressaltar que o último longa citado será exibido na 6a. edição do Festival Nóia, em Fortaleza, no dia 7.

Além dos longas, o projeto dará espaço aos cinco curtas-metragens universitários vencedores do Prêmio Curta CUCA, promovido de março a agosto deste ano: "Reforma Universitária", de Felipe Peres Calheiros (PE); "Manual Rádio Livre", de Tiago Machado Carneiro (DF); "Canil – Ocupação a Marretadas", de Paulo Gomes e Silva (SP); "Não é só uma Passagem", de Igor Pontini Mesquita (ES) e "Projeto Rondon", de Madson Darkis da Silva Oliveira (PR).

Acompanhe as sessões desta semana:

- Dia 21/11/2007: Memória do Movimento Estudantil, às 11h, na Faculdade 7 de setembro (FA7)
- Dia 22/11: Batismo de Sangue, às 11h, na FA7
- Dia 23/11: Conceição: Autor Bom é Autor Morto!, às 11h, na FA7

Nenhum comentário: